Associação de Peito Aberto Menu

Permalink:

Nutrição

O que é nutrição?

É a ciência dos alimentos, dos nutrientes, sua ação-interação e equilíbrio relacionado à saúde, à doença, sendo o processo pelo qual o organismo ingere, digere, absorve, transforma, utiliza e elimina as substâncias alimentares.

Qual é o objetivo e o tempo necessário de tratamento nutricional?

O objetivo do tratamento nutricional é promover a educação e/ou reeducação alimentar com o paciente e seus familiares visando a melhora do estado nutricional da criança.

Atingindo este objetivo o paciente estará apto a seguir, juntamente com sua família, as orientações fornecidas pela nutricionista em sua casa.

Qual a função do alimento no organismo humano?

O alimento é fundamental para a manutenção de todos os nossos processos vitais. É através dele que obtemos a energia necessária para a manutenção destes processos. Uma dieta adequada é aquela que assegura a ingestão equilibrada de açúcares, gorduras, proteínas, vitaminas e sais minerais, além de água.

A escolha dos alimentos interfere na qualidade de vida?

Pesquisas no mundo inteiro comprovam a poderosa influência que bons hábitos alimentares exercem na promoção do bem-estar e na prevenção de doenças nas diversas etapas da vida. O passo inicial é conhecer melhor os princípios que regem uma alimentação equilibrada.

O que é uma alimentação equilibrada?

É aquela que contém nutrientes em quantidade e qualidade adequadas a necessidade de cada um.

Para se manter saudável, basta ingerir a quantidade calórica que o corpo precisa, buscando qualidade e diversificação entre os alimentos, harmonia nas cores, textura e sabor.

O segredo está na combinação dos alimentos, quanto mais colorido está seu prato, mais variedade de nutrientes você está ingerindo.

Qual a importância da nutrição na função pulmonar?

A nutrição está associada a alterações na função pulmonar. O sucesso no tratamento se apóia em uma terapêutica nutricional apropriada.

A doença pulmonar combinada a uma ingestão inadequada de alimentos pode levar a problemas nutricionais como: desnutrição, falhas no crescimento e obesidade.

Quais as conseqüências de uma nutrição inadequada em crianças com doença pulmonar crônica?

Na infância, os agravos nutricionais, além de contribuírem para a piora da saúde como um todo, freqüentemente têm repercussões negativas importantes sobre o processo de crescimento e desenvolvimento, cuja promoção e proteção é objetivo primordial de quem presta assistência à criança. Nesse sentido, é importante não só o diagnóstico nutricional, mas sempre que possível, a identificação de situações de risco que, além de contribuírem para a detecção de um agravo nutricional, podem levar a uma intervenção precoce, reduzindo sua gravidade e, até mesmo, evitando a instalação da desnutrição e/ou obesidade.

Por que o aumento de peso está associado à asma?

Porque possivelmente as crianças fazem menos exercícios, tem uma dieta rica em calorias e pobre em micronutrientes ( vitaminas e minerais).

Qual o papel da alimentação no tratamento da asma?

Estudos recentes sugerem que uma dieta saudável com alto consumo de frutas e legumes está associado ao decréscimo de sintomas da asma e aumento da função pulmonar em crianças.

  • Obrigado por comentar.