Associação de Peito Aberto Menu

Permalink:

Fisioterapia

Quando a fisioterapia respiratória é indicada?

As crianças que apresentam doenças do aparelho respiratório são encaminhadas ao fisioterapeuta com a finalidade de melhorar a capacidade funcional e para o desenvolvimento adequado dos pulmões, para que eles não permaneçam com seqüelas graves após uma infecção respiratória. Em situações agudas, a fisioterapia acelera o processo de recuperação da doença e, em situações de doença pulmonar crônica, retarda a progressão da mesma e melhora a qualidade de vida do paciente.

Qual é a principal função da fisioterapia nas doenças respiratórias pediátricas?

A principal função da fisioterapia nas doenças respiratórias pediátricas é assistir na remoção das secreções da árvore brônquica, obstruídas pelo acúmulo de secreções e auxiliar na reexpansão de uma região do pulmão. Dessa forma, há diminuição da resistência das vias aéreas, melhora das trocas gasosas e com isso, redução do trabalho respiratório.

Quais são os critérios para escolha das técnicas e tempo de tratamento?

Os critérios para escolha das diversas técnicas e o tempo de tratamento fisioterapêutico dependem de uma série de fatores como: motivação; objetivos do tratamento médico; objetivos do paciente; eficácia da técnica; idade do paciente; habilidade e concentração do paciente, facilidade para aprender, fadiga ou trabalho exigido, limitações da técnica baseada na doença e na sua gravidade e custos. Todos esses fatores devem ser estudados a fim de proporcionar o melhor tratamento com o maior conforto e colaboração do paciente.

Como funcionam as técnicas de higiene brônquica?

A terapia de higiene brônquica envolve o uso de técnicas não invasivas destinadas a auxiliar na mobilização e eliminação de secreções e melhorar o intercâmbio gasoso.

Os principais tipos de terapia de higiene brônquica, os quais podem ser utilizados isoladamente ou em combinação são: (1) a terapia da drenagem postural (incluindo a rotação, a percussão e a vibração), (2) a tosse e as técnicas relacionadas de expulsão de secreções, (3) os aparelhos de pressão positiva nas vias aéreas (PEP, CPAP,EPAP), (4) os métodos de compressão/oscilação de alta freqüência e (5) a mobilização do leito. O uso adequado dessas técnicas requer a compreensão de seus princípios básicos, de sua eficácia relativa e dos métodos de aplicação.

Qual é o objetivo da reabilitação pulmonar nos pacientes pneumopatas?

O objetivo geral da reabilitação pulmonar é melhorar a qualidade de vida dos pacientes com uma doença pulmonar incapacitante através de um trabalho multidisciplinar que alivia os sintomas e as complicações fisiopatológicas do comprometimento respiratório e ensinar aos pacientes como atingir a capacidade máxima para realizar suas atividades quotidianas. Conseqüentemente, a reabilitação pulmonar deve incluir esforços para recondicionar fisicamente os pacientes e aumentar a sua tolerância aos exercícios.

  • Obrigado por comentar.