Associação de Peito Aberto Menu

Permalink:

Histórico

(comentários fechados)

A APA- Associação de Peito Aberto  foi criada em 1999 a partir da iniciativa de vários profissionais da área da saúde que atendiam no Hospital da Criança Santo Antônio (HCSA) e no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas de Porto Alegre (HMIPV) – Rio Grande do Sul.

O embrião da APA foi desenvolvido no ambulatório do HMIPV, que funciona desde 1993, e no HCSA (internação). Percebeu-se que muitas crianças portadoras de doenças pulmonares graves e crônicas não conseguiam um atendimento sistemático, multiprofissional e integrado. A criança, quando saia do hospital, perdia o vínculo com as diversas equipes e isso afetava gravemente seu prognóstico. Além disso, a falta de um atendimento adequado à criança tinha como conseqüência a reinternação hospitalar. As dificuldades econômicas das famílias dessas crianças e as baixas condições ambientais impediam o atendimento às diversas demandas impostas pelas doenças respiratórias. Desde o início foram desenvolvidas ações assistenciais que permitiam uma melhor qualidade de vida a esses pacientes, assim como redução no risco de hospitalização. Paralelamente alguns voluntários desenvolveram ações de recreação na sala de espera de consultas. Os pacientes que aguardavam suas consultas na sala de espera eram convidados a brincar e a desenhar. Esses voluntários perceberam que, além da recreação proporcionada funcionavam como ouvidores de manifestações que, muitas vezes, não chegavam aos ouvidos da equipe assistencial. Além disso essa equipe de voluntários juntamente com a equipe assistencial desenvolveu atividades festivas como a festa do dia da criança e a festa de Natal. Essas festas funcionam como meio de inclusão social dessas crianças carentes que percebem a importância que lhes é dada.

Outras atividades têm sido desenvolvidas no intuito de se arrecadar fundos para atender necessidades dos pacientes.

Jantares, sorteios, vendas de camisetas e outros brindes da APA têm permitido a compra de equipamentos e medicamentos para os pacientes.